segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PULGAS - MUITOS PROBLEMAS


Pulgas

As pulgas podem entrar em uma residência de várias maneiras, mesmo quando os animais domésticos são mantidos fora de casa. Elas podem saltar do jardim para dentro, pegar carona em você ou mesmo ter sido deixadas por antigos moradores, pois as larvas podem ficar em estado dormente por um período incrivelmente longo.

A falta de movimento na casa durante as férias ou durante o período em que um imóvel não é alugado é fator determinante na infestação de pulgas.
Ao contrário do homem, cujo descendente nasce à semelhança de seus pais, estes insetos tem um ciclo de vida diferente. As fêmeas adultas botam ovos (ovipositam), que se transformam em larvas quando encontram boas condições ambientais que, por sua vez, empupam para se transformarem em adultos.
A ausência de movimento detona processos biológicos que levam as larvas a eclodirem dos ovos e os adultos a emergirem de suas pupas.
Os ovos e as pupas são "impermeáveis" à inseticidas, cuja ação se restringe às larvas e aos adultos da pulga. Assim, o controle desta praga deve ser feito tanto através de medidas preventivas quanto curativas.


As pulgas são pequenos insetos que pertencem a ordem Siphonaptera. São ectoparasitos de aves e mamíferos, principalmente destes últimos. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Não têm asas, mas possuem pernas extremamente fortes, especialmente o par posterior, que possibilita às pulgas moverem-se rapidamente e pularem distâncias muito maiores que o comprimento de seu corpo. Os olhos são reduzidos ou mesmo ausentes.
As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose). Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em algumas pessoas não ocorre qualquer reação. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.
As espécies mais importantes na saúde pública são: Pulex irritans, que ataca mais o homem, podendo, no entanto, alimentar-se sobre outros hospedeiros; Xenopsylla cheopis, denominada pulga do rato; Ctenocephalides felis felis, conhecida por pulga do gato e Ctenocephalides canis, a pulga do cão.
Para amenizar a irritação ocasionada pela picada da pulga, aplicar mentol, cânfora ou gelo. As pessoas muito sensíveis à picada devem consultar um dermatologista.

As pulgas podem entrar em uma residência de várias maneiras, mesmo quando os animais domésticos são mantidos fora de casa. Elas podem saltar do jardim para dentro, pegar carona em você ou mesmo ter sido deixadas por antigos moradores, pois as larvas podem ficar em estado dormente por um período incrivelmente longo.
Como saber se seu animal de estimação tem pulgas
Para saber se seu animal está com pulgas, abra os pêlos e verifique se ele apresenta:
Pele irritada - no local da picada o animal coça e irrita a pele. Quando a infestação está alta pode ocorrer queda de pêlo em algumas partes do corpo do animal;
Formas pequenas de coloração marrom escura que se movem rapidamente são pulgas;
Pequenas bolinhas marrom escuras grudadas nos pêlos. As pulgas excretam sangue digerido. Aperte as bolinhas sobre um lenço de papel e verifique se elas liberam um líquido avermelhado.
Verifique também a "cama" ou local onde o animal costuma dormir e procure pelas fezes das pulgas e pelos adultos.
É possível monitorar populações de pulgas colocando-se uma panela baixa com água e um pouco de detergente de lavar louças sobre o chão. No meio da panela coloque uma vela acesa a uns 10 cm de altura em relação à superfície da água com detergente. As pulgas adultas são atraídas pela fonte de luz (que no caso da vela é intermitente) e caem na solução de detergente. Utilizando-se este aparato, pode-se verificar quais são os locais da residência onde possui infestação de pulgas.

Um comentário: